top of page

Sobre

 

       O Projeto Vozes das Ruas (PVR) é um projeto de extensão universitária criado em 2010 e desenvolvido por alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) que tem por objetivo desenvolver atividades inovadoras, com enfoque em saúde e qualidade de vida, a serem realizadas em comunidades carentes de Jundiaí e região.

       

       O PVR busca avaliar e procurar soluções práticas para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo através da promoção de saúde e prevenção de doenças, estando ligado diretamente à formação mais humanizada do estudante da área da saúde.

 

        São realizadas atividades nas escolas do município de Jundiaí, visando à:

- Saúde do homem

- Saúde da mulher

- Saúde do idoso 

- Saúde da criança

- Diabetes e hipertensão

- Drogas e sexualidade

- Cidadania

 

       Além destas atividades realizadas nas escolas, o projeto conta com a realização de “Mutirões da Saúde”, que neste ano acontecerão na cidade de Jundiaí – SP e Cabreúva – SP, bem como a realização de atividades para orientação de agentes comunitários de saúde do município de Jundiaí - SP.

 

       O projeto conta em média com cerca de 70 participantes voluntários por ano, sendo todos estudantes da faculdade, e vem apresentando um crescimento muito grande nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, o PVR foi apresentado em trabalhos científicos em vários congressos, dentre os quais, o Congresso Internacional de Medicina da Família (WONCA), realizado em Praga (República Tcheca), demonstrando que o projeto vem ganhando muito mais do que apenas o reconhecimento local. Portanto, o PVR é um projeto que nasceu a partir da união de sonhos, e hoje é realidade. Isto é, é um projeto que visa acima de tudo, ajudar ao próximo, buscando contribuir para a comunidade do município por meio da educação em saúde.

O PVR

Notícias:

MULTIRÃO



O multirão realizado em Cabreúva foi um sucesso de público

12 de Julho, 2012

Chegada da turma XLVI



Segunda feira dia 23 de fevereiro os alunos do primeiro ano serão recepcionados e o PVR apresentará pela primeira vez o projeto para essa nova turma!.

A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

         A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), definida como uma autarquia municipal, foi fundada em 1968 e reconhecida pelo MEC em 1973. Possui, por tanto, 44 anos de experiência em relação ao Ensino Médico em Jundiaí. Formou durante este período 2280 médicos que hoje atuam dentro e fora do município de Jundiaí. Além do curso médico, a faculdade conta com o curso de enfermagem que foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CCE) em 2007.

         

 

          O currículo de seus dois cursos é voltado para a formação de profissionais generalistas que assistam o ser humano de forma integral. Composta por 132 professores – todos concursados – a faculdade é reconhecida pela sua formação qualificada. Ao todo, 74% dos professores são titulados de maneira igual ou superior as grandes universidades públicas do Brasil. Em complemento, a faculdade se utiliza de 82 professores colaboradores, 117 residentes e estagiários, além dos médicos preceptores existentes em todos os hospitais conveniados.

          Na última avaliação do MEC a faculdade adquiriu o conceito global BOM (CB) concomitante aos três aspectos: Corpo Docente, Organização Didático-Pedagógica e Instalações. Além disso, obteve nota 4 de 5 totais no último ENADE, realizado em 2012, o que coloca a FMJ entre as melhores Escolas Médicas do país. Vale ressaltar que mudanças curriculares significativas ainda estão em andamento para melhorar ainda mais a formação dos médicos e enfermeiros da faculdade. Em 2001 teve início o Internato de Saúde Coletiva, desenvolvido atualmente na UBS do bairro Santa Gertrudes e outros serviços da Secretaria Municipal de Saúde, oficializado através da Lei Municipal nº 6921/2007. Em 2003, com o intuito de se integrar totalmente o ensino ao Serviço Municipal de Saúde e SUS, colocando os alunos desde o 1º ano, em contato com os Serviços de Saúde e a Comunidade.

Atualmente temos implantado o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), o PET-saúde e PRÓ-saúde (Programas de Educação Tutorial – do Ministério da Saúde), além dos vários Programas de Residência Médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Oftalmologia (todos credenciados pelo MEC).

          A faculdade conta com uma área física de 7.800 m², sendo 7.700 m² de área construída e um ambulatório de especialidades anexo ao prédio desde 1997. O último, por sua vez, oferece à população um serviço de atenção a saúde de qualidade, servindo também de campo de ensino prático aos próprios alunos. Quanto aos hospitais conveniados, a faculdade conta com o Hospital Universitário de Jundiaí (8.500 m² de área construída e 122 leitos) – integrado ao Sistema Municipal de Saúde, onde funcionam os Serviços de Obstetrícia/Ginecologia e de Pediatria, bem como os respectivos internatos (5º e 6º ano) e Estágio de Enfermagem, além dos Programas de Residência Médica – e o Hospital de Caridade São Vicente de Paula (reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital de Ensino em razão da presença da faculdade, com 218 leitos) – que atende as áreas de clínica médica, cirurgia, ortopedia e abriga o internato (5º e 6º ano), a propedêutica (2º e 3º ano médico) e os estágios de enfermagem.

bottom of page